Breve conceito:

Decorre da investigação científica e acontece quando os investigadores tornam acessíveis os resultados do seu trabalho de investigação nas mais diversas áreas do conhecimento.

1. Artigos científicos publicados

Resíduos Líquidos Provenientes da Lavagem de Automóveis na via Pública e Seu Impacto Ambiental na Cidade de Maputo e a Necessidade de educação ambiental. Atalvina Uate, Fernando Marcos, António Francisco, Maria Casimira Sitoe e Sérgio Langa. (2022). Revista brasileira de educação ambiental. https://doi.org/10.34024/revbea.2022.v17.12501.
 Terapia Ocupacional com crianças e jovens em pandemia: análise de processos de trabalho e reflexões para uma prática emancipatória. Marina Pastore, Aline  Vieira, Juliana Antunes e Camila Rodrigues. (2022). Interinstitutional Brazilian Journal of Occupational Therapy. DOI: https://doi.org/10.47222/2526-3544.rbto38771.
Play, create, transform: a pluriverse of children and childhoods from southern Mozambique. Marina Pastore. (2022). Journal of the British Academy. https://doi.org/10.5871/jba/010s2.111.
Terapia Ocupacional, pluralidades e infâncias: o brincar como atividade significativa de crianças ao sul de Moçambique. Marina Pastore. (2022). Revista Científica Internacional da RACS. https://doi.org/10.51126/revsalus.v4i1.196. 
Pesquisa com crianças moçambicanas: ética, construção e relações. Marina Pastore. (2022). Áltera Revista De Antropologia. https://www.researchgate.net/publication/361775433.
Gender Equality and Equity in Access to Sexual and Reproductive Health Care Among Men at the Boane District Health Center-Maputo, Mozambique, 2020. Suzana Manhiça e Janete Gove. (2021). Indian Journal Of Research. DOI:10.36106/paripex/5708018.

Online learning and COVID-19 outbreak in Mozambique - academics’ experience during suspension of face-to-face classes. Hélio Martins,Jóse Manjate, Iolanda Tinga, Ana Matusse e  Lénia Sitoe (2021). Interactive Learning Environments. https://doi.org/10.1080/10494820.2021.1969954.

Online learning during COVID-19 emergency – a descriptive study of university students’ experience in Mozambique. Hélio Martins, Iolanda Tinga, Jóse Manjate, Lénia Sitoe e Ana Matusse (2021). Journal of Applied Learning & Teaching. https://doi.org/10.37074/jalt.2021.4.1.16. 

A xilala só é tratada com uma boa mão”: um estudo sobre o tratamento da desnutrição em Moçambique. Janete Gove, Rubia Giordani, Vitor Jasper, Arune Estavela e Islândia Bezerra (2021). Cadernos de Saúde Pública. doi: 10.1590/0102-311X00212320.