I. Fisioterapia, o que é?

A Fisioterapia é uma profissão regulamentada, com título profissional e campo de actividade específicos, segundo os quais o Fisioterapeuta assume uma responsabilidade profissional e exerce serviços qualificados de saúde. 

II. Perfil Ocupacional

Os profissionais formados nesta área poderão exercer as suas actividades nas seguintes instituições:

· Hospitais Centrais e especializados

· Hospitais Provinciais

· Hospitais Gerais e Rurais

· Centros de Saúde

· Clínicas Privadas

· Centros de Reabilitação especializados

· Centros de Acolhimento de pessoas portadoras de deficiência

· Escolas de educação especial

· Lares de terceira idade

· Orfanatos

· Creches ou Infantários

· Ensino e investigação em instituições do ensino médio e superior

· Instituições particulares de solidariedade social

· Hospitais Militares

· Centros de Medicina Desportiva

 Clubes Desportivos , Podem também exercer actividade privada prestando assistência no domicílio aos pacientes que assim o desejarem.

III. Perfil Profissional:

· Avaliar, diagnosticar, elaborar programas de Fisioterapia com uma conduta ética própria da profissão da saúde, desenvolvendo habilidades básicas de investigação e gestão que lhe permitam elevar o seu desempenho profissional.

· Desenvolver acções de promoção e melhoria da qualidade de vida, procurando reintegrar as pessoas com deficiência no seio das suas famílias e das comunidades de origem.

· Promover acções de prevenção e execução de terapia física, aplicando os conhecimentos e habilidades para melhorar as incapacidades físicas e motoras com base em evidências científicas numa equipa multidisciplinar se necessário.

· Avaliar as necessidades de equipamentos e ajudas técnicas e selecionar o mais adequado às necessidades individuais do utente (próteses, ortóteses, ajudas técnicas que permitam potenciar a autonomia das pessoas, de modo a promover uma melhor qualidade de vida aos utentes.