O Instituto Superior de Ciências de Saúde  (ISCISA)  é uma instituição de Ensino  Superior Politécnico, Pública que atribuí  graus de Licenciatura e Mestrado, podendo ainda oferecer o grau de Doutoramento, desde que filiado a uma Universidade.

O ISCISA tem priorizado a investigação científica para incutir no seio dos estudantes, docentes e investigadores a cultura de pesquisa dos principais problemas que afectam as populações.

Por isso, este ano o ISCISA realiza as XV Jornadas Científicas,  nos dias 05 e 06 de Junho, cujo lema  é “Doenças Crónicas Não Transmissíveis e Trauma em Moçambique - prioridade na formação e investigação do ISCISA”.

Justificativa

Moçambique está em transição demográfica e epidemiológica, onde as doenças transmissíveis e não transmissíveis convivem simultaneamente.  As doenças não transmissíveis, incluindo o trauma, são actualmente um problema de saúde pública  e têm estado a afectar, principalmente, pessoas em idade produtiva, ameaçando a sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde e comprometendo o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável.  O seu controlo e a sua mitigação exigem  uma mudança de paradigma na formação e pesquisa, com vista  a criar evidências científicas que apoiem na tomada de decisões em saúde.

Objectivos

• Apresentar e debater resultados de pesquisas sobre o perfil, tendências, estratégias de promoção, prevenção de riscos e vulnerabilidades,  rastreio/diagnóstico, tratamento e reabilitação no País;
  • Mobilizar e discutir o papel das instituições de formação superior em saúde, para a criação de evidências que contribuam para o controlo e mitigação das doenças não transmissíveis e trauma;